Cadê a casca que estava aqui?

Queridos leitores, outro dia a Diná me apareceu com um ovo transparente. Sem casca, imagine! Ele estava cru, molengo, mas conservava a forma de ovo – não estava esparramado em um prato, não. Podíamos pegá-lo e até fazê-lo quicar sobre a mesa.

Fiquei intrigadíssimo. Decidi, então, tentar repetir a façanha da minha amiga e produzir meu próprio ovo sem casca! Quer fazer também? Tudo o que você vai precisar é um ovo cru, um copo com vinagre e papel-toalha.

(foto: Mike Bitzenhofer / Flickr / <a href=https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.0>CC BY-NC-ND 2.0</a>)

(foto: Mike Bitzenhofer / Flickr / CC BY-NC-ND 2.0)

Com cuidado, mergulhe o ovo no copo com vinagre. Você vai observar que aparecem algumas bolhas no líquido. Agora, tenha paciência e deixe o ovo quieto por 24 horas.

Depois desse tempo, retire o ovo do copo e, delicadamente, esfregue com o papel toalha – ou com o dedo mesmo! – para retirar a casca. Viu? Ele ficou macio, mole e… transparente! Você sabe explicar por quê?

Matéria publicada em 18.06.2015

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Zíper

Gosto de zanzar por aí à procura de novidades interessantes do mundo da ciência. Adoro bancar o cientista e realizar os experimentos mais malucos!

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!