Atenção, jovens inventores!

Em um mundo sem luz elétrica, como as pessoas faziam para iluminar as ruas, a sala de casa ou até a leitura de um livro? Depois de tanto tempo usando as lâmpadas, fica até difícil imaginar como era viver sem elas. Esse invento, que facilitou e muito a nossa vida, saiu da cabeça do norte-americano Thomas Edison.

Essa história você já conheceu aqui mesmo na CHC Online. Agora, um detalhe que você vai gostar sobre a vida de Edison: aos 14 anos, o futuro inventor já realizava experimentos em sua casa. Ao longo de sua vida, registrou mais de mil invenções!

Outro jovem inovador foi Louis Braille. Aos cinco anos, ele ficou cego em um acidente. Nos dez anos seguintes, criou um sistema de comunicação para pessoas que não conseguem enxergar – o alfabeto Braille, que usa pontos em relevo e é adotado no mundo inteiro.

Aos exemplos de Edison e Braille podemos juntar muitos outros: Alexander Graham Bell, com apenas 18 anos, realizou experimentos que levaram à invenção do telefone; Mary Anning descobriu seu primeiro fóssil aos 12 anos; Blaise Pascal inventou a calculadora mecânica quando era adolescente…

Já deu para ver que, das mentes dos jovens, podem sair grandes ideias, certo? É apostando nisso que a Feira de Ciências do Google abre sua terceira edição. O concurso, realizado online, é aberto para adolescentes de 13 a 18 anos com boas sugestões para melhorar o mundo.

Na página da feira, você encontra informações sobre como participar. O prêmio principal inclui uma viagem com acompanhante às ilhas Galápagos e uma bolsa de estudos, entre outros. As inscrições já estão abertas: mãos e cuca à obra e boa sorte!

Matéria publicada em 07.03.2013

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!

Open chat