Ai! Meus olhos!

Você está tomando um banho gostoso, passando xampu e fazendo muita espuma, quando… ai! Sentiu o olho arder? Já aconteceu com todo mundo. Mas por quê? O pessoal da Escola Durvalina T. da Fonseca, em Santa Cruz do Rio Pardo, São Paulo, quer saber, e eu fui atrás da resposta.

(Foto: Neil Hester / Flickr)

O oftalmologista Luiz Claudio Lima, da Universidade Federal Fluminense, explica que os olhos são muito delicados e têm diversos sistemas de proteção. “Um deles é a capacidade de nos informar a entrada de qualquer substância estranha que possa causar dano aos olhos”, comenta Luiz Claudio.

Ele explica que qualquer substância com pH diferente da lágrima irrita as terminações nervosas da córnea – a parte transparente do olho –, o que sentimos como uma ardência.

Luiz Claudio lembra, porém, que existem no mercado xampus especiais que não provocam ardência nos olhos. Esses xampus são neutros, isto é, têm um pH igual ao da lágrima, e são bastante usados em bebês, que desde pequenos já podem sentir ardência e irritação se não tomarmos esse cuidado.

Matéria publicada em 16.01.2013

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!

Open chat