Água que não se mistura

Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. O ditado famoso todo mundo conhece, mas o que acontece se juntarmos dois recipientes com água em estado líquido? Faça este experimento e desafie seus conhecimentos sobre a água!

Com cores e temperaturas diferentes, este experimento vai surpreender você (imagem: reprodução)

Com cores e temperaturas diferentes, este experimento vai surpreender você (imagem: reprodução)

Você vai precisar de:

– Corante alimentar azul
– Corante alimentar vermelho
– Dois potes de vidro transparentes
– Um pedaço de plástico rígido e fino
– Uma bacia
– Uma colher

Encha os dois potes, um com água fria e o outro com água quente (peça a ajuda de um adulto para esquentá-la!). Coloque um pouco de corante alimentar azul na água fria e misture com a colher. Faça o mesmo no pote que contém água quente, mas com o corante alimentar vermelho. É importante que ambos os potes estejam com o máximo de água possível.

Mistura ou não mistura? O experimento tem resultados diferentes com a água da cor azul na parte de cima ou de baixo (imagem: reprodução)

Mistura ou não mistura? O experimento tem resultados diferentes com a água da cor azul na parte de cima ou de baixo (imagem: reprodução)

Coloque o pote com água quente na bacia, virado com a abertura para cima, e então pegue o recipiente que contém água fria e, segurando o pedaço de plástico sobre ele, posicione as duas aberturas, viradas exatamente uma para a outra, com apenas o pedaço de plástico no meio.

Segure os dois recipientes e retire lentamente a carta de plástico, com a ajuda de outra pessoa. Viu o que aconteceu? Repita o experimento, desta vez colocando o recipiente com água quente na parte de cima. Compartilhe o resultado com a gente aqui nos comentários!

Matéria publicada em 29.03.2016

COMENTÁRIOS

  • Leticia

    Por que nao se misturam?

    Publicado em 6 de junho de 2018 Responder

  • kevilyn

    tá, mas não disse o porque isso acontece!

    Publicado em 4 de julho de 2018 Responder

  • Dandara Jesus

    Pq a água quente é menos densa do que a água fria, e por isso ela não se mistura, e fica por cima.

    Publicado em 20 de outubro de 2021 Responder

Envie um comentário

Zíper

Gosto de zanzar por aí à procura de novidades interessantes do mundo da ciência. Adoro bancar o cientista e realizar os experimentos mais malucos!

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!