Água com açúcar faz bem para as plantas?

Nós, meninos, sabemos que as meninas adoram receber flores e cuidar delas. Foi justamente uma menina, a leitora Isabelli Morais, que enviou a seguinte pergunta:

É verdade que dar água com açúcar para plantas faz bem?

Menina regando planta

Ao regar uma planta que está na terra, não devemos usar água com açúcar (Foto: Geoffery Kehrig / Flickr / CC BY-NC-SA 2.0)

Para descobrir a resposta, conversei com o agrônomo Daniel Vidal Pérez, da Embrapa. Ele explicou que, se formos regar uma planta inteira, com raiz enterrada na terra, não podemos usar água com açúcar. Mas, se quisermos colocar uma flor num vaso com água, um pouquinho de açúcar ajuda a preservá-la.

O carbono, presente no açúcar, é muito importante para o crescimento das plantas. Porém, no açúcar ele está em forma de carboidrato e a planta não consegue absorvê-lo assim – os vegetais conseguem o carbono por meio do gás carbônico, consumido na fotossíntese (veja mais na CHC 153).

“Se irrigamos a planta usando água com açúcar, ele pode servir de alimento para microrganismos”, explica Daniel. Muitos desses microrganismos são prejudiciais às planta e podem causar doenças.

Vaso com flores

Se as flores estiverem cortadas e num vaso com água, um pouquinho de açúcar fará com que durem mais (Foto: stalkERR / Flickr / CC BY-NC-ND 2.0)

Por outro lado, quando colocamos uma flor num vaso com água pura, ela morre mais rápido que uma flor colocada num vaso com água e açúcar. Isso acontece porque, numa flor com o talo cortado, os nutrientes presentes na planta tendem a “escapar” para um lugar com menos nutrientes – no caso, a água pura. Se misturarmos um pouco de açúcar na água, os dois ambientes (dentro e fora do talo) ficam mais ou menos equilibrados. Então, os nutrientes ficam mais tempo dentro das flores e isso faz com que elas durem mais!

Cuidado, porém, com a quantidade de açúcar: basta um pouquinho para prolongar a aparência vistosa da sua flor. “Uma colher de chá é suficiente para meio litro de água”, conta Daniel. Mais do que isso pode facilitar a proliferação de microrganismos indesejáveis.

Matéria publicada em 29.08.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Rex

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!

Quitute natalino

Diná dá a receita de um bolo delicioso para você preparar neste Natal!