Ácido ou base?

Você já deve ter ouvido alguém falar sobre a escala de pH, que permite descobrir se uma substância é muito ácida, muito básica ou neutra. Pois hoje vamos aprender a medir o pH de substâncias que temos em casa, num experimento multicolorido e pra lá de interessante.

A palavra ácido vem do latim acidum, que significa azedo. Então, você já pode começar a lembrar de algumas substâncias que seriam classificadas como ácidas: vinagre, iogurte, suco de laranja, limão… Já as bases são substâncias com gosto mais amargo e adstringente. Mas atenção: nem todos os alimentos amargos são básicos! Os alimentos são, em sua maioria, ácidos ou ligeiramente ácidos. Na sua cozinha, uma exceção é a clara de ovo, de pH mais básico.

(Foto: knitting iris / Flickr / CC BY-NC-ND 2.0)

A escala de pH para classificar as substâncias vai de 0 a 14, sendo 0 um valor para substâncias muito ácidas e 14, para substâncias muito básicas. É possível medir esses valores usando cores, e é isso que vamos fazer agora.

Você vai precisar de um pedaço de repolho roxo e 100 mililitros de água. Coloque-os juntos numa panela e peça para um adulto levar ao fogo até ferver. Quando esfriar, a água que ficar na panela vai ser o seu “suco indicador”.

Agora, você pode testar diferentes alimentos e até outras substâncias não-comestíveis que tem em casa. Por exemplo, suco de limão, fermento biológico, vinagre e sabão em pó – uma colher de cada um já é suficiente.

Coloque cada substância em um copo transparente e, em cada copo, acrescente quatro colheres do “suco indicador”. Misture um pouco. O que aconteceu?

As substâncias ácidas (de pH entre 0 e 6) ficam cor-de-rosa, enquanto as neutras (pH 7) ficam roxas e as básicas (pH 8 a 14) assumem coloração azul ou verde. Observe atentamente a cor de cada mistura que você preparou e me diga que substâncias são ácidas ou básicas!

Matéria publicada em 30.08.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Zíper

Gosto de zanzar por aí à procura de novidades interessantes do mundo da ciência. Adoro bancar o cientista e realizar os experimentos mais malucos!

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!