A moeda e a garrafa

Que tal aproveitar que não tem escola amanhã e juntar os amigos para uma tarde de brincadeiras? Tenho certeza de que ideias não vão faltar, mas trouxe hoje uma sugestão de experimento para vocês fazerem juntos.

(Foto: Pixabay)

(Foto: Pixabay)

Você vai precisar de:
* Uma garrafa de vidro;
* Uma moeda que tampe a boca da garrafa;
* Um pote pequeno com um pouco de água.

A primeira etapa do experimento é um teste de paciência: colocar a garrafa de vidro vazia no congelador e esperar durante 20 minutos – enquanto isso, vá lendo a última CHC! Só não vale esquecer a garrafa…

Depois dos 20 minutos, tire a garrafa do congelador e molhe a boca com um pouquinho de água. Não precisa molhar muito! Em seguida, molhe a moeda e coloque-a sobre a boca da garrafa, tampando toda a saída de ar.

Agora esquente bem as mãos, esfregando-as uma na outra. Encoste-as ao redor da garrafa e observe a moeda. Impressionante, não é? Você sabe explicar por que isso aconteceu?

Matéria publicada em 30.04.2013

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Zíper

Gosto de zanzar por aí à procura de novidades interessantes do mundo da ciência. Adoro bancar o cientista e realizar os experimentos mais malucos!

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!