A história de Galileu Galilei

Quando a professora de Ciências escreve no quadro que a Terra se move ao redor do Sol e de seu próprio eixo, ninguém mais fica assustado. Afinal, hoje, o movimento da Terra em torno do Sol, chamado translação, é bem conhecido. Também é sabido que os dias e as noites derivam do movimento de rotação – aquele em que a Terra faz ao redor de si mesma, do seu próprio eixo.

O matemático, astrônomo e físico italiano Galileu Galilei

Mas você sabia que nem sempre se pensou assim? Até o início do século 17, acreditava-se que a Terra ficava imóvel no centro do Universo e que o Sol, os planetas e as estrelas giravam ao seu redor. Na época, pensava-se até que, se a Terra girasse, os animais acabariam tontos! A hipótese de que o nosso planeta estava no centro do Universo constava nas escrituras sagradas e era defendida pelos padres. Como eles eram os maiores detentores de conhecimento, quem ousaria duvidar?

O cientista que imaginou um universo diferente do que a Igreja pregava foi o astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543). Segundo sua teoria, o Sol estava no centro do Universo e os planetas giravam ao seu redor. Na época, Copérnico não conseguiu provar que o universo se organizava dessa maneira. Mesmo assim, foi advertido pela Igreja por estar se intrometendo em assuntos religiosos. Quem primeiro verificou que o Universo era bem diferente daquele que a Igreja aceitava foi o cientista italiano Galileu Galilei (1564-1642). Isso fez com que cada vez mais cientistas mudassem sua maneira de pensar, chegando a provar, finalmente, que era a Terra que se movia.

Em meados do século 16, havia um costume curioso nas famílias patrícias toscanas: o filho mais velho podia receber um nome de batismo derivado do sobrenome dos pais. Quando nasceu o primeiro filho de Vincenzio Galilei e Giulia Ammannati Galilei, em 15 de fevereiro de 1564, eles não pensaram duas vezes: o bebê se chamaria Galileu Galilei. O menino cresceu, estudou medicina por quatro anos na Universidade de Pisa, mas abandonou a carreira de médico para estudar matemática e física, suas paixões.

Mas como Galileu fez isso? Bom, tudo começou quando ele conheceu um instrumento inventado na Holanda, chamado luneta. Era o ano de 1609, e Galileu decidiu aperfeiçoá-la. Em um ano, ele conseguiu melhorar a capacidade de aumento e aproximação do instrumento em 20 vezes! Nascia ali o telescópio moderno. Na época, acreditava-se que todos os corpos celestes eram esferas perfeitas e imutáveis. Mas com seu instrumento de observação, Galileu conseguiu ver as formas acidentadas da Lua. Ele viu também manchas escuras se movendo na face do Sol, e percebeu que o planeta Vênus tinha fases como a Lua. Suas observações levavam a crer que Nicolau Copérnico estava certo quando disse que a terra girava ao redor do Sol. Por isso, Galileu foi repreendido pela Igreja Católica em 1616.


Acatando as ordens da Igreja, Galileu silenciou sobre o tema por sete anos. Logo ele, que declamava suas idéias em alto e bom som em jantares e debates, teve que se calar. Mas não parou de produzir! Galileu pesquisou coisas que afrontassem menos as idéias da Igreja, como colocar os satélites de Júpiter a serviço da navegação para ajudar os marinheiros a calcular a longitude das embarcações no mar.

Mas uma pessoa fez Galileu voltar a estudar os movimentos dos planetas…

Introdução | Problemas com a igreja | A condenação de Galileu



Matéria publicada em 11.08.2010

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    E a chc, tirando toda as minhas curiosidades a limpo!

    Publicado em 27 de abril de 2019 Responder

  • Clóvis

    Cadê o final da história

    Publicado em 18 de Maio de 2020 Responder

  • Davih

    MUito boa a historia amei

    Publicado em 21 de outubro de 2020 Responder

  • giovanna

    amei a história!!!!MuItO BoA.

    Publicado em 26 de outubro de 2020 Responder

  • Galileu

    qual ideia Galileu estava defendendo e qual estava refutando.

    Publicado em 15 de novembro de 2020 Responder

  • Marcio

    Me mostrem vocês o capítulo e o versículo em que a bíblia diz que a terra está paráda sobre o nada. Blasfemadores.

    Publicado em 4 de fevereiro de 2021 Responder

    • Ivonice

      Jo 26;7

      Publicado em 2 de julho de 2021 Responder

  • Fabio clen lontra

    Amei, muito boa a história.

    Publicado em 24 de fevereiro de 2021 Responder

    • Ivonice

      Jo;26!7.

      Publicado em 2 de julho de 2021 Responder

  • kemily

    amei,muito boa a hitoria

    Publicado em 30 de março de 2021 Responder

  • Eduardo Ferreira de Almeida

    Galileu Galilei

    Publicado em 13 de julho de 2021 Responder

Envie um comentário

Mara Figueira

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!

Open chat