A força do som

(Ilustração: Marcelo Pacheco)

O que é, o que é? Não podem ser vistas, mas podem ser ouvidas. Não podemos cheirá-las, mas podemos senti-las. Adivinhou? São as ondas sonoras!

Você já deve ter visto, em um desenho animado, uma cantora de ópera quebrando uma taça de vidro com sua voz aguda (isso se a taça for bem fina e voz da cantora, muito alta!). Também pode ter observado uma caixa de som vibrando conforme a música. É verdade que não podemos ver o som, já que, normalmente, ele se propaga na forma de ondas no ar. Mas, enquanto as ondas de som se espalham pelo ambiente, nós podemos observar seus efeitos. Então, mãos à obra para descobrir se o som é mesmo capaz de mover os objetos!

Para comprovar a façanha do som, você vai precisar de:

– pote de vidro sem tampa;
– elástico
– saco plástico (quanto mais fino, melhor);
– açúcar;
– colher;
– assadeira de metal.

Modo de fazer

Pegue o pedaço de saco plástico e coloque-o tampando o pote, prendendo-o firmemente com o elástico, deixando-o bem esticadinho. Quanto mais fino for o plástico, melhor será o efeito, pois um plástico fino é mais sensível aos movimentos das ondas sonoras. Com uma colher, espalhe um pouco de açúcar em cima do plástico. Depois, pegue a assadeira de metal e segure-a perto do pote. Com a colher, bata na parte de trás, tentando fazer um barulho bem alto! O que acontece? O açúcar pulou sem você ter encostado nele!

Como isso pôde acontecer?

Do mesmo modo que as ondas sonoras movem as paredes da caixa de som, o açúcar saiu do lugar porque o plástico começou a vibrar, por conta da propagação das ondas sonoras. Quando o som se propaga, ele transmite uma vibração que passa de molécula a molécula pelo ar, empurrando-as como o impulso que derruba as peças de dominó colocadas em fila. Quanto mais forte for o barulho, maior é essa vibração! Então, é por conta disso que o plástico usado para tampar o pote de vidro começou a se mover e, conseqüentemente, também os grãos de açúcar: por causa da ação das ondas sonoras!

Matéria publicada em 29.04.2008

COMENTÁRIOS

  • Rayssa Aparecida Vieira

    Gostei pelo fato de ser faço fazer

    Publicado em 24 de agosto de 2021 Responder

  • Thamyris Ferreira

    Eu gostei por que e muito interessante

    Publicado em 25 de agosto de 2021 Responder

  • Isabella ribeiro Silva

    Gostei muito achei bem legal

    Publicado em 27 de agosto de 2021 Responder

  • Lilian mirele

    Show
    Muito interessante

    Publicado em 23 de outubro de 2021 Responder

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!

Open chat