A força do balde

Você com certeza já ouviu falar da força da gravidade, certo? Ela nos puxa para o centro da Terra e nos impede de sair flutuando por aí. Pensando em entender melhor essa interessante força, resolvi fazer um experimento bacana: será que existe alguma chance de um balde com água ficar virado de cabeça para baixo e não derramar uma gotinha sequer? Vamos descobrir!

Será que o balde giratório anula a força da gravidade que age sobre a água? (foto: Domínio Público)

Será que o balde giratório anula a força da gravidade que age sobre a água? (foto: Domínio Público)

Você vai precisar de:

* Um balde com alça
* Água

Para começar, certifique-se de que está num lugar aberto e que possa ser molhado caso alguma coisa dê errado. Encha o balde com água até a metade.e segure a alça com firmeza. Agora, estique o braço e comece a girar o balde ao redor de si mesmo, de modo que, quando estiver lá em cima, ele fique de cabeça para baixo. Tenha cuidado, pois, até estar bem treinado, é possível que você derrame um pouco de água.

Continue girando e perceba como a água no interior do balde se comporta..Agora, pode parar de girar o balde antes que seus braços fiquem cansados. Para isso, vá diminuindo a velocidade aos poucos, até poder colocá-lo novamente no chão sem derrubar a água que está dentro dele.

Pronto! E aí, a água foi derramada enquanto você girava o balde? Em algum momento ele ficou de ponta-cabeça e a água não foi caiu? Por que será que isso acontece? Conte para a gente nos comentários!

Matéria publicada em 08.08.2014

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Zíper

Gosto de zanzar por aí à procura de novidades interessantes do mundo da ciência. Adoro bancar o cientista e realizar os experimentos mais malucos!

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!