A menina que inventava moléculas

Já pensou se você fizesse uma descoberta científica que deixasse seus amigos e professores de queixo caído? Foi exatamente o que aconteceu com uma menina chamada Clara Lazen: em uma aula de química, ela usou a criatividade para montar, usando bolinhas coloridas, uma combinação de átomos completamente nova para ciência, que a transformou em celebridade no colégio.

Clara Lazen

Clara, durante uma aula de química, montou o modelo de uma molécula misteriosa. Também, pudera: ela acabara de fazer uma descoberta inédita! (Foto: Kenneth Boehr)

Essa história aconteceu numa escola do Kansas, nos Estados Unidos. O professor de química Kenneth Boehr deu aos alunos bolinhas com encaixes, representando átomos, para montar qualquer estrutura que inventassem.

Quando não conseguiu identificar a molécula misteriosa criada por Clara, o professor pediu ajuda ao amigo Robert Zoellner, químico de uma universidade na Califórnia. Eles confirmaram a descoberta e deram à molécula um nome que parece uma sopa de letrinhas: tetranitratoxicarbono.

Foi assim que, com apenas 10 anos, Clara se tornou uma das mais jovens autoras de um artigo científico, publicado em parceria com os dois cientistas. Até agora, no entanto, a molécula só foi confirmada na teoria. Se for possível produzi-la na prática, em laboratório, ela poderá ser usada para armazenar energia ou até como explosivo.

Mais do que a descoberta, Clara deu um bom exemplo de como a ciência não é algo para nerds e nem ‘coisa de menino’: é para todos e pode ser muito divertida. Além disso, mostrou que atividades interessantes e criativas em sala de aula podem ajudar a despertar o interesse dos alunos pela ciência – afinal, montar moléculas com bolinhas é bem mais estimulante do que ficar só ouvindo o professor falar, não concorda?

Matéria publicada em 12.03.2012

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Concordo.Deve ter sido muito legal fazer isso!

    Publicado em 9 de setembro de 2018 Responder

  • aquila peres

    nossa que menina inteligente!!!

    Publicado em 11 de agosto de 2020 Responder

Envie um comentário

Marcelo-Garcia

Sou um curioso apaixonado por ciência e adoro quadrinhos e ficção científica. Quase virei cientista, mas preferi me dedicar a mostrar pra todo mundo que a ciência está em tudo ao nosso redor!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat