A matemática do Natal

As festas de fim de ano estão aí e muita gente já decorou a árvore de Natal. Bolas, luzes, estrelas – são tantos enfeites que a gente até se confunde na hora de distribuí-los. Para resolver o problema, dois estudantes de matemática da Universidade de Sheffield, na Grã-Bretanha, criaram uma fórmula que calcula os enfeites necessários para deixar a árvore bem bonita.

A fórmula foi desenvolvida pelos alunos Alex Craig e Nicole Wrightham após o pedido de uma loja de enfeites de Natal que queria dar uma mãozinha aos clientes na hora de fazer a lista de compras. “Nós produzimos uma fórmula que determina a quantidade exata de bolas, luzes e outros enfeites usados para decorar a árvore”, explica Alex.

Alex também contou que ele e Nicole levaram apenas duas horas para desenvolver o método. “Nós tentamos fazer uma fórmula simples e usamos conceitos conhecidos, como o teorema de Pitágoras”, completa. O estudante contou à CHC que, por passar muito tempo na universidade, quase não teve tempo de montar sua própria árvore, mas com a ajuda da fórmula vai caprichar na decoração.

Se você também quer uma forcinha da matemática para montar sua árvore, é só acessar a calculadora virtual criada por Alex e Nicole. A página está em inglês, mas é muito fácil de usar. Encontre o quadro rosa onde está escrito Calculator (calculadora). No espaço em branco, escreva a altura da sua árvore em centímetros. Automaticamente, a calculadora já diz o número de bolas (baubles), o tamanho da estrela (height of star or fairy), o comprimento do festão (length of tinsel) e o comprimento do fio de luzes (length of lights) necessários para montar sua árvore!

Matéria publicada em 24.12.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Mariana Rocha

Cresci gostando de fazer descobertas para escrever sobre elas. Na CHC consigo ser curiosa e escritora, tudo ao mesmo tempo!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat