A arte do Universo

Dezenas de estrelas com cerca de 100 milhões de anos formam o aglomerado aberto das Plêiades, que fica na constelação de Touro (fotos: Divulgação).

Sabia que um ano em Mercúrio dura apenas 88 dias? E que a superfície de Marte é vermelha por causa de uma substância chamada óxido de enxofre? Pois essas curiosidades, e muito mais, estão na exposição Astronomia para poetas, em cartaz na Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Organizada pelo Observatório do Valongo, entidade também ligada à UFRJ, a mostra traz painéis com imagens de planetas do Sistema Solar, galáxias e constelações. Porém, há muito mais além das fotos, como vídeos que explicam fenômenos físicos de forma divertida e outras atividades bem legais.

As nebulosas são formadas por gases e poeira que ficam em volta de uma estrela nas suas fases finais de evolução. À esquerda, você vê a nebulosa planetária do Esquimó e, à direita, a de Hélice.

Nas oficinas infantis, por exemplo, os visitantes aprendem a reconhecer as cores dos planetas e a montar uma miniatura, em papel, de um ônibus espacial. Já para entender como os astros se movimentam, a dica é acompanhar uma das sessões diárias do planetário inflável, que também reproduz as constelações que não podemos ver a olho nu aqui da Terra.

Tantas atividades extras não estão disponíveis ao público à toa. A produtora cultural da Casa da Ciência, Adriana Vicente, conta que a ideia da exposição é justamente aproximar a astronomia de pessoas que não tenham conhecimento sobre a área. “Além disso, queremos mostrar que há beleza na ciência, assim como na arte”, diz ela.

As fotos, além de bonitas, ainda estão acompanhadas de informações interessantes sobre o Universo. Então, aproveite que as férias estão chegando para conferir todas as atividades da exposição!

Exposição Astronomia para poetas
Até 12 de julho de 2009.
Casa da Ciência da UFRJ
Rua Lauro Muller, 3, Botafogo, Rio de Janeiro/RJ.
Terça a sexta, das 9h às 20h.
Sábados e domingos, das 10h às 18h.
Agendamento antecipado para escolas e grupos pelo telefone (21) 2542-7494.
Grátis

Matéria publicada em 10.07.2009

COMENTÁRIOS

  • ana julia

    chc e de kid

    Publicado em 20 de outubro de 2023 Responder

Envie um comentário

Julia Faria

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.