[print-button target='#areaImpressao']

Ciência Hoje das Crianças

Conteúdo do Link: http://chc.org.br/15-curiosidades-pre-historicas/

15 curiosidades pré-históricas

Estamos chegando ao final do ano. É hora de relembrar alguns dos textos que a CHC apresentou em 2015!

Blogue do Rex - 30-12-2015 Pré-História Imprimir Pdf

1. Os ancestrais mais antigos das tartarugas não tinham casco.

Acredita-se que a (i)Eunotosaurus(/i) seja o ancestral das tartarugas atuais. Ela não possuía casco, mas já tinha as costelas largas e curvadas na parte de cima, que podem ter dado origem a essa estrutura. (imagem: Smokeybjb / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0)

2. Uma serpente fossilizada descoberta no Ceará tinha… quatro patas!

3. Você sabe como os cientistas estudam a alimentação de animais pré-históricos? Uma dica: eca!

4. Aranhas existem há pelo menos 380 milhões de anos.

5. A ave mais antiga já descoberta no Brasil viveu na região Nordeste.

6. Os radiolários são organismos microscópicos que têm a mesma composição básica dos vidros. Seus esqueletos, muito resistentes, podem se conservar como fósseis.

7. É muito difícil encontrar frutos fossilizados.

8. As samambaias surgiram há 360 milhões de anos.

Reconstrução do anfíbio (i)Australerpeton cosgriffi(/i) no ambiente onde viveu no passado. (ilustração: Rodolfo Nogueira)

9. Um anfíbio com cara de jacaré viveu na região onde hoje é o Paraná, há 260 milhões de anos.

10. O enorme tamanho de algumas espécies pré-históricas tem tudo a ver com a disponibilidade de oxigênio na atmosfera na época em que viveram.

11. Um museu recebeu de presente dois ovos ainda fechados de dinossauros. O que será que vão encontrar lá dentro?

12. Apesar da fama, o Tyranossaurus rex não foi o maior dinossauro carnívoro que já existiu.

13. Os dinossauros dividiram o planeta com muitas outras espécies de animais pré-históricos.

Reconstrução em vida de (i)Llallawavis scagliai(/i), ‘ave do terror’ que viveu na Argentina há 3,3 milhões de anos. (imagem: Santiago Druetta e Journal of Vertebrate Paleontology)

14. Depois da extinção dos dinossauros, as aves do terror dominaram o topo do topo da cadeia alimentar. Provavelmente, foram os principais predadores do planeta entre 60 milhões e 2,5 milhões de anos atrás.

15. Duas espécies de anfíbios pré-históricos descobertas no Maranhão e no Piauí revelaram detalhes do passado daquela região.

Qual a sua favorita? Não se esqueça de contar pra gente nos comentários!

Zíper , Ciência Hoje das Crianças
Gosto de zanzar por aí à procura de novidades interessantes do mundo da ciência. Adoro bancar o cientista e realizar os experimentos mais malucos!